Objetivos

O curso de licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária é um curso de engenharia de 1º ciclo, (correspondente a 180 ECTS) que se desenvolve em seis semestres lectivos.
No 1º ano do curso encontram-se 4 unidades curriculares de base, todas com tipologia anual e uma quinta unidade curricular que apresenta temas introdutórios à formação específica visada pelo 1º Ciclo. Nos 2º e 3º anos do curso predominam as unidades curriculares das áreas da Agricultura e das Ciências veterinárias acrescidas de um conjunto complementar de unidades nos domínios das Ciências empresariais e Ciências sociais e do comportamento referentes à economia, sociologia, gestão empresarial e empreende-dorismo bem como no âmbito da área da Engenharia e técnicas afins relativas à mecanização, topografia, hidráulica e construções rurais. É de realçar, no 2º semestre do 2º ano, a existência de uma unidade curricular que privilegia a participação activa do aluno em tarefas relacionadas com o seu futuro exercício profissional. O último semestre, dedicado ao enquadramento estruturante dos alunos, é constituído por duas unidades curriculares que antecedem a realização de um estágio final de curso em ambiente empresarial, no decorrer do qual tomarão contacto com diferentes tipos de actividades relacionadas com a formação recebida.
Pretende-se conjugar uma boa formação de base em ciências e tecnologias com o desenvolvimento de conhecimentos e competências específicas, de modo a que o diplomado se encontre em condições de poder trabalhar nas diversas vertentes do sector agrário, nelas incorporando as relações da agricultura com o ambiente, a indústria, o comércio, os serviços, a alimentação e o desenvolvimento rural.
O curso visa o imediato exercício da profissão no domínio das Ciências Agronómicas e Zootécnica. Assenta numa formação sólida em conhecimentos de base e é complementada com formação profissionalizante.