Apresentação

Apresentação do Mestrado

Através da criação do curso de mestrado em Ecoturismo a Escola Superior Agrária (ESAC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) procura responder à necessidade de formar técnicos capazes de apoiar a implementação de um modelo de desenvolvimento económico baseado num turismo alternativo, qualitativo e de interpretação - o Ecoturismo - contrário ao turismo de massa. A ESAC foi pioneira em Portugal na criação da Licenciatura em Eco-Agroturismo depois designada por Ecoturismo.

É uma temática emergente na área do turismo, de reconhecida importância quer nacional quer internacional, a ONU proclamou o ano 2002 como o Ano Internacional do Ecoturismo. É uma actividade com forte potencial no contexto nacional e com grandes possibilidades de crescimento em outros contextos, nomeadamente nos países de língua oficial portuguesa.

As potencialidades por explorar em Portugal, como sejam a elevada biodiversidade, o património natural e cultural e as paisagens, a abundância de locais com elevada qualidade ambiental e uma cultura rural ainda relativamente bem preservada, deverão acompanhar a procura crescente de práticas turísticas alternativas a nível mundial e uma necessidade cada vez maior de introduzir estes tipos de turismo como motor de desenvolvimento local e regional.