Objetivos

 O objectivo do curso é formar profissionais na área da Biotecnologia, com uma adequada formação de base e de carácter genérico.

    A Biotecnologia é um campo do saber de natureza multidisciplinar que engloba conhecimentos variados com principal ênfase na Química, na Biologia e Microbiologia e na Genética Molecular. Com base nestas disciplinas origina um elevado número de aplicações finais que podem variar desde a biomédica / farmacêutica, a agro-alimentar, a área da energia, a área do ambiente, entre outras. Os graduados do curso serão veículos importantes na introdução de novos métodos e novas tecnologias em várias áreas do tecido industrial Português, pelo que se aposta no seu perfil com uma forte capacidade laboratorial e de ensaio de novas tecnologias aplicadas às existentes. A formação inicial é de nível adequado a que o aluno possa optar pela continuação de estudos, ao nível de pós-graduação. O perfil do formando incluem-se conteúdos adequados em Inovação, Empreendedorismo e Gestão, que poderão servir de suporte a uma maior competência na constituição de iniciativas empresariais por parte dos recém-licenciados.


    A organização do ciclo de estudos lecciona no primeiro ano os conteúdos de base, suporte a uma compreensão adequada à correcta aquisição das competências subsequentes. Estas disciplinas são a Química, a Matemática, a Biologia e Microbiologia e a Termodinâmica. O 2.º ano, ano intermédio, versa as disciplinas núcleo da Biotecnologia, designadamente as fileiras de Genética, Biologia Molecular e Engenharia Genética; a Fisiologia Animal/Imunologia e a Cultura de Células. No ano terminal as aplicações biotecnológicas completam o conhecimento das técnicas utilizadas e a visão das possibilidades da Biotecnologia. A par, abordam-se noções básicas de Gestão e Inovação, acentuando e incentivando a vertente de empreendedorismo do curso. O desenho do curso respeita as recomendações Europeias para os primeiros graus de Biotecnologia.